domingo, 10 de janeiro de 2010

Sonar

Sonar é a sigla em inglês de Sound Navigation And Ranging, ou navegação e mapeamento pelo som. É um instrumento auxiliar da navegação marítima. Este sistema inicialmente era empregue na localização de submarinos (em guerras), mas hoje em dia é também usado no estudo e pesquisa dos oceanos (determinação de profundidades ou de depressões) e na pesca, para a localização de cardumes.
O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nos navios, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflecte-se no fundo dos oceanos ou nos objectos (peixes), retorna e é capitado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som.
Na segunda década do sec. XX foram construídos navios com equipamentos de recolha do eco do fundo oceânico - sonares. Estes emitem ultra-sons que chocam com o fundo oceânico e regressam ao navio permitindo saber a profundidade e a forma do fundo oceânico . Mais tarde foram construídos os side -scan sonar que permitem produzir imagens a preto e branco dos fundos oceânicos , seguiram-se os multibeam sonar que permitem a construção de mapas detalhados do fundo oceânico e actualmente utilizam-se os satélites para desenhar mapas representativos dos fundos oceânicos e também para definir a topografia das zonas inacessíveis aos navios .
in:Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário