segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SEPECAT Jaguar

O SEPECAT Jaguar é um avião de ataque franco-inglês.
Foi resultado de um projecto conjunto das firmas BAC (hoje BAE) inglesa e Breguet France (hoje Dassault) francesa. Originalmente concebido como um avião de treino táctico, transformou-se em um caça-bombardeiro. O primeiro exemplar voou no dia 8 de Setembro de 1968. Quatro versões foram construídas: o Jaguar S monoplace e o Jaguar B biplace para a RAF, o Jaguar A monolugar e o Jaguar B bilugar para a Força Aérea Francesa. Foi ainda construído um protótipo para a versão embarcada Jaguar M, que não teve continuidade. Omã , Índia , Equador e Nigéria adquiriram esse avião. A Índia é o maior operador, operando o Jaguar IM com radar Agave no nariz tanto em missões anti navio como em ataques clássicos. Os aviões Jaguar ingleses e franceses tiveram a sua hora de glória durante a Guerra do Golfo, quando foram intensamente utilizados nas batalhas. O Jaguar francês é especializado no lançamento de mísseis AS30L guiados a Laser.
Dimensões
Comprimento: 16,83 m
Envergadura: 8,65 m
Área alar: 24,18 m²
Altura: 4,83 m
Pesos
Vazio operacional: 7 000kg
Máximo de Decolagem: 15 700 kg
Desempenho
Velocidade Máxima: 1.699 Km/h
Teto Operacional: 14.000 m
Raio de Ação: 3.524 km
Motores
Quantidade e Tipo: 2 turbinas
Marca: Rolls Royce/Turbomeca Adour
Modelo: Mk 102
In:Wikipédia

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