sábado, 2 de janeiro de 2010

Ilyushin Il-76

Ilyushin Il-76 "Candid" é um avião soviético de meados da década de 60 quando a Força Aérea Soviética solicitou o desenvolvimento de uma aeronave a jato, cargueira, para substituir os Antonov An-12 "cub". Sua cauda em T e trem de pouso com múltiplos eixos e 20 pneus possibilitavam a operação em pistas não preparadas.
Antes da dissolução da URSS, o Il-76, "Candid", foi operado por forças aéres de países simpatizantes da cortina de ferro.
A Ilyushin começou a desenvolver, no ínicio da década de 90, uma nova versão de fuselagem alongada e novos motores para a Força Aérea Russa. O primeiro protótipo voou em 1995 e estuda-se a adoção de motores ocidentais, da família CFM56.
Ficha técnica
Comprimento 46,59m
Envergadura 50,50m
Área alar 301,2m
Altura 14,76m
Pesos
Vazio operacional 89000kg
Máximo de decolagem 190000kg
Máximo de pouso 155000kg
Desempenho
Velocidade máxima 900km/h
Velocidade de cruzeiro 780km/h
Velocidade de decolagem 280km/h
Velocidade de pouso 230km/h
Limites g
Distância de decolagem 1700m
Distância de pouso 1000m
Teto operacional 12000m
Alcance(Comb.interno) 3800km
Motores
Quantidade e tipo 4 turbofans
Marca Soloviev
Modelo D-30KP II
Empuxo unitário 117,68 kN
Armamento Interno: Só nos modelos militares torre dupla com canhões de 23mm
Armamento Externo: Há a possibilidade de se instalar cabides nas asas para bombas.
In:Wikipédia

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