sexta-feira, 9 de abril de 2010

helicóptero Bell V-22 Osprey

Este avião é o estranho Boeing/ Bell V-22 Osprey. Uma aeronave híbrida entre helicóptero e avião, com as principais qualidades de ambos. O V-22 possui um sistema de propulsão baseada em 2 motores basculantes funcionam na vertical quando o V-22 está a descolar ou a pousar, e para o avião passar ao vôo normal de cruzeiro, esses mesmo motores giram para frente, para que o V-22 ganhe velocidade e possa ser sustentado pelas próprias asas. Esse conceito de propulsão se chama tiltrotor. Assim o V-22, um avião de transporte, descola e pousa como um helicóptero, na vertical, mas voa a velocidades iguais a de um avião convencional sendo assim cerca de 50% mais rápido que qualquer helicóptero actual. O V-22 será construído para os Estados Unidos nas seguintes versões: MV-22, Corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos (US Marine Corp), onde substituirá os veteranos Boeing CH-46 Sea Knight; CV-22 para a força aérea que substituirá os Sikorsky MH-53 J Pave Low.
Uma das maiores vantagens do V-22 em relação aos helicópteros que ele substituirá é o seu alcance que representa mais que o dobro deles. Um MH-53 tem um alcance de travessia de 1100 km, Já o V-22 percorre 4476 km em travessia. Essa vantagem é fundamental para operações em lugares muito distantes e sem apoio.
FICHA TECNICA
Velocidade máxima: 555 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 510 Km/h
Alcance: 1182 km (com 24 soldados) ou 4239 km (vazio)
Razão de subida vertical: 708m/min
Fcator de carga: +3.9.
Altitude maxima: 7925m
carga: 24 soldados totalmente equipados, ou 9000 kg de carga interna. Externamente pode-se transportar 6400 kg de carga.
Armamento: Uma metralhadora calibre 12.7 mm (.50).
In:aircombatcb.blogspot.com

3 comentários:

  1. ok, this is a special apparatus I injoyed very much to have knowed it and I give you congratulations for this conquer. Let me ask you please, is it avaleable for civil operation as well? -Charles

    ResponderEliminar
  2. É esta aeronave seria uma boa, para as forças armadas do brasil.
    Para o nosso tipo de terreno que é muito irregular.

    ResponderEliminar
  3. sera que a petrobras não se interessa por umas 10 dessas ai.
    pelo menos seria mais rapido o sistema de embarque e desembarque

    ResponderEliminar