sexta-feira, 2 de abril de 2010

Míssil balistico médio / longo alcance - Prithvi-I / SS-150

Os mísseis Prithvi, foram os primeiros mísseis balísticos construidos na India.
O primeiro dos mísseis deste tipo, o Prithvi-I foi apenas um míssil balístico de curto/médio alcance, mas sem qualquer ogiva nuclear.
Existem várias versões do míssil, consoante o ramo das forças armadas indianas que o utiliza.
A versão mais comum é a utilizada pelo exército, e que tem um alcance de cerca de 150km podendo transportar uma ogiva de 1,000kg de explosivo.
Outra derivação do míssil é o Prithvi-II com um alcance estimado em 250km, que ao contrário do anterior, foi especialmente desenhado para ser operado pela força aérea indiana.
Os Prithvi, que são na sua esmagadora maioria operados pelo exército indiano, são transportados em viaturas 4x4 Tatra, fabricadas na India.
Os primeiros 20 mísseis foram entregues ao exército indiano em 1995. O exército indiano dispunha no ano 2000 de um grupos (batalhão) de lançamento de mísseis e os planos apontam para a formação de um total de três grupos e cada grupo disporá de 12 veículos de lançamento, cada um deles com um míssil Prithvi-I ou Prithvi-II.
Além dos mísseis Prithvi-I e Prithvi-II, foi concebida uma versão destinada a utilização pela marinha, e que pode ser lançado a partir de navios, que foi baptizada «Dhanush».
O míssil Dhanush, é uma versão do míssil balístico Prithvi-II adaptada para lançamento a partir de plataformas navais.
Os testes desta versão tiveram inicio em Abril do ano 2000 a partir de um navio de patrulha oceânica da marinha da India.
Prithvi-I / SS-150
Fabricante: DRDO
Função principal: Arma estratégica
Alcance: 150km
Precisão: 15m
Velocidade: Variável / discutido
Tipo de ogiva : Alto Explosivo
Peso da ogiva : 1000Kg.
Peso total: 4000Kg
Comprimento: 8.6 M.
Diâmetro: 1100mm
Sistema orientação: Inercial
In:Áreamilitar

Sem comentários:

Enviar um comentário