sábado, 17 de abril de 2010

DENEL AH-2 ROOIVALK

DESCRIÇÃO
A África do Sul tem mostrado grande capacidade de desenvolvimento de sistemas de armas próprios graças ao embargo internacional de armas que sofreu durante os anos 70e 80. Com isso a industria sul africana cresceu de forma que hoje pode ser considerada um dos pólos de desenvolvimento bélico do planeta.
O helicóptero de combate AH-2 Rooivalk foi projectado e desenvolvido pela Denel, a principal industria aeroespacial da África do Sul, sob o requerimento da força aérea sul africana (SAAF) que percebeu a necessidade de um helicóptero de ataque dedicado. A amarga experiência de sofrer um embargo de armas mostrou que o ideal seria o desenvolvimento local deste helicóptero ao invés de simplesmente importar uma aeronave já pronta. A empresa Atlas, predecessora da Denel, montou um protótipo de helicóptero de ataque chamado XH-1, baseado no modelo Aluette III, porém o modelo se mostrou menos potente que o ideal para a missão. Assim a um outro protótipo, desta vez baseada na célula do helicóptero de transporte Puma, foi construído sob o nome de XTP-1, e posteriormente renomeado de XH-2. Actualmente o nome definitivo para o modelo de produção ficou sendo AH-2 Rooivalk.


FICHA TÉCNICA
Propulsão: 2 motoresTurbomeca Makila 1K2 com 2301 shp de potencia cada.
Velocidade máxima: 309 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 290 Km/h
Alcance: 700 km
Razão de subida vertical: 798 m/min
Fator de carga: +3.5
Altitude maxima: 6000 m
Armamento: Um canhão F-2 de 20mm, Misseis Denel ZT-6 Mokopa, AGM-114 Hellfire, HOT-3 e mísseis MBDA Mistral contra helicópteros. Lançadores de foguetes de 70 mm.
In:CAMPO DE BATALHA AÉREA

Sem comentários:

Enviar um comentário