domingo, 27 de dezembro de 2009

Míssil balístico

Um míssil balístico é um míssil que segue uma trajectória pré-determinada, que não pode ser significativamente alterada após o míssil queimar todo o seu combustível (a sua trajectória fica governada pelas leis da balística – física). Para cobrir grandes distâncias, a trajectória dos mísseis balísticos atinge as camadas mais altas da atmosfera ou o espaço, efectuando um vôo sub-orbital. Para mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) o apogeu é de aproximadamente 1200 quilômetros. Quando chegam ao espaço, os mísseis não recebem mais nenhum "impulso" e seguem uma trajectória balística até ao seu destino.
Muitos mísseis balísticos avançados têm um sistema de propulsão com diversos andares de propulsante. A trajectória pode ser ligeiramente ajustada de um andar ao outro, com uso de uma cápsula ou outra do motor-foguete. Podem ser lançados de plataformas fixas ou móveis, como veículos (lançadores do Trator-Instalador, TELs), aviões, navios de superfície e submarinos.
Categorias de Mísseis
Os mísseis balísticos podem variar extensamente na escala (distância que pode atingir) e no uso, e são divididos frequentemente nas categorias baseadas na escala. Os EUA os sub-dividem da seguinte maneira:
Míssil balístico curto alcance (SRBM): alcance inferior a 1000 quilómetros .(Pode citar-se com exemplo os famosos mísseis Scud)
Míssil balístico de médio alcance (MRBM): alcance entre 1000 e 2500 quilómetros.
Míssil balístico alcance intermediário (IRBM): alcance entre 2500 e 3500 quilómetros.
Míssil balístico intercontinental (ICBM): alcance superior a 3500 quilómetros, sub-divididos ainda em:
Míssil balístico intercontinental de alcance limitado (LRICBM): alcance entre 3500 e 8000 quilómetros.
Míssil balístico intercontinental de alcance total(full) (FRICBM): alcance entre 8000 e 12.000 quilómetros.
Contudo, Mísseis Balísticos pela definição do MTRC (Missile Technology Control Regime – Regime de Controle da Tecnologia de Misseis), um regime internacional voluntário, ao qual falaremos mais adiante, um míssil para ser definido como balístico deve ter uma escala somente maior do que 300 km e a capacidade de carregar mais de 500 kg de peso dentro dele.
Os mísseis balísticos da escala longa e média são projetados geralmente, para carregar artefatos nucleares.
O Míssil Peacekeeper
Há um míssil norte-americano denominado Peacekeeper[1][2], de 88 toneladas, que cruza continentes a aproximadamente Mach 20(23 mil km/h), com um alcance de aproximadamente 9.700 km, com uma ogiva nuclear que dispara simultaneamente 8 sub-ogivas, cada uma potência equivalente a 25 bombas nucleares de Hiroshima, ou seja, 25 kilotons cada. No total, seriam 200 kilotons.
O míssil Peacekeeper encaixa-se na categoria de mísseis MIRV (Veículo de Reentrada Independente Multiplamente Orientável).
Desde 2005, em razão do tratado START II, os Estados Unidos foram obrigados a remover o arsenal, mantendo apenas os mísseis LGM-30Minuteman.
Cada PeaceKeeper custou o equivalente a US$ 400 milhões, e foram construídos 114, ao todo. Cada lançamento é estimado em US$ 20 a 70 milhões.
In:Wikipédia

1 comentário:

  1. Na verdade o fabuloso míssil do desenho acima é o ar-ar Kh-31 e ar-mar Kh-31P Moskit. É um míssil de longo alcance, 280~320Km, e, junto ao Kh-37 foi a arma conjunta ao caça-interceptador mais veloz do planeta, o MiG-31 FOXHOND que impediu, a partir de 1980, que os aviões-espiões U-2 e SR-71 Blackbird (o avião desarmado mais veloz existente) fizessem qualquer vôo sobre o território da Rússia.
    Miguel Junior.
    migueljunior3@gmail.com

    ResponderEliminar