quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Eurofighter Typhoon - Caça de Combate Multi-Desempenho Europa

O Eurofighter Typhoon é um caça com asa em forma de Delta, com grande alcance visual, para combate aéreo e com capacidade de ataque de superfície. O Eurofigter tem a capacidade de 'super-cruzeiro': pode voar mantendo as velocidades acima de Mach 1 sem o uso da câmara de combustão auxiliar, destinada a aumentar o empuxo de um motor a jato, e foi concebido num projecto de quatro nações.
O Desenvolvimente do avião tem estado a cargo da Eurofighter GmbH, com sede em Munique sendo completamente detida pela BAE Systems do Reino Unido, a Alenia Aeronautica de Itália e a EADS Alemã(ex- DaimlerChrysler) e a EADS Espanha(ex-CASA).
DESIGN
O avião é construído com compostos de fibra de carbono, e plástico de vidro reforçado, alumínio de liítio, titânio alumínio. A Tecnologia Sealth inclui um radar frontal , sensores passivos e capacidade de super cruzeiro.
A configuração da asa em Delta é intencional pois permite aerodinâmica instável a qual dá um grande grau de agilidade(particularmente em velocidades supersónicas), assim como um capacidade de elevação. Os controlos do piloto sobre o avião fazem-se através de um sistema digital computorizado fly-by-ware o qual dá ao avião estabilização artificial e boa elevação. ARMAS
O canhão interno Mauser BK27mm tem um sistema munições por alimentação directa. O Eurofighter Typhoon tem 13 pontos de colocação de armas, 4 sob cada asa e 5 sob a fuselagem. Um Sistema de Controlo de Armamento(ACS) para gestão e selecção de armas e de tiro e monitores sobre estado de armas.
Dependendo da missão, o caça pode transportar a seguinte mistura de missies:
•Superioridade Aérea- 6 misseis BVRAAM (Beyond Visual Range)/AMRAAM ar-ar em estações da fuselagem e dois misseis de curto-alcance ar-ar ASRAAM nos pylons externos
•Interdição Aérea - 4 misseis AMRAAM, 2 misseis ASRAAM, 2 misseis de cruiseiro e 2 misseis Anti-Radar (ARM)
•SEAD (Suppression of Enemy Air Defences-Supressão da Defesas Aéreas Inimigas) - 4 AMRAAM, 2 ASRAAM, 6 anti-radar
•Multi-role - 3 AMRAAM, 2 ASRAAM, 2 ARM e 2 GBU-24 Paveway III/IV
•Apoio Aéreo - 4 AMRAAM, 2 ASRAAM, 18 Brimstone anti-armour
•Ataque Maritimo - 4 AMRAAM, 2 ASRAAM, 6 anti-navio
In:enciclopédia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário