terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Panhard Ultrav M11

O veículo de reconhecimento PANHARD M-11, também referido como VBL de (Veículo Blindado Ligeiro) chegou a Portugal em 1989. Não havia um veículo com estas caracteristicas no exército português, embora tenha em grande parte substituido de alguma forma as antigas Panhard AML, com consideravel vantagem. Entre essas, ressalta o facto de ser um veículo anfibio. Foi desde o inicio atribuido a unidades ligeiras do exército português, na quantidade de dezoito. Posteriormente foram adquiridas outras unidades, que pretendem dotar as unidades ligeiras e aerotransportadas das forças armadas de alguma capacidade anti-tanque (móvel).
Assim, hoje existem no exército unidades deste veículo equipados com lançadores para misseis anti-tanque Milan. Estão igualmente disponíveis unidades dotadas de um radar (AN/PPS-5B), para vigilância do campo de batalha, que permite identificar o movimento de pessoas a 10 Km e o movimento de veículos a 20 Km. A alta mobilidade deste veículo, adicionada á sua facilidade de transporte, torna-o bastante fléxivel no que respeita á sua utilização em Portugal ou em operações de manutenção de paz. Foi enviado por exemplo para apoio das forças portuguesas no Kosovo.
As ultimas versões recebidas, são ou pouco mais compridas e estão equipadas com uma torre que protege o atirador. O numero total em operação atingiu as 38 unidades.
Parte destes veículos estão em 2007, em serviço com as forças portuguesas destacadas no Afeganistão.
Panhard M11
Tipo de armamento: Blindado ligeiro
Construído por: Panhard
Tipo de motor: Peugeot XD3T 4cyl Potência: 95 cv
Origem: França
Utilizadores: Portugal
Tempo de serviço: 1989 - maioria em serviço
Conflitos de atuação: Kosovo, Afeganistão
Alcance: de 1.5Km a 2.4Km
Armas Principais: 12.7mm Browning M2
Velocidade: 95 Km/h máxima estrada
In:Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário