quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bombardeiro B-2 Spirit

B-2 Spirit ou Stealth B-2 é um bombardeiro projectado secretamente na área 51 pelas empresas Northrop Grumman, General Electric e Boeing usando um conceito antigo sobre "asas voadoras" e uma inovadora técnica de desenho por computador de "asa unida em W".
O bombardeiro recebeu o nome de Northrop-Grumman B-2 Spirit, embora seja mais conhecido como B-2 Spirit ou Stealth B-2 (stealth do inglês "escondido", "furtivo"), uma vez que é um avião quase invisível ao radar. Outra qualidade admirável é que embora extremamente fino o avião consegue carregar toneladas de mísseis e bombas, inclusive ogivas nucleares.
O custo unitário do bombardeiro B-2 Spirit gira em torno de 2 biliões de dólares, sendo uma das máquinas de guerra aérea mais caras do mundo.
O avião já é uma lenda, pois seu legado havia iniciado no fim da guerra do golfo, destruindo alvos essenciais como campos de pouso, defesas antiaéreas e até uma gigantesca fortaleza.
O B-2 Spirit é a segunda geração de caças do tipo furtivo (stealth) produzido no mundo e o primeiro capaz de carregar bombas termo nucleares.
O avião é única e exclusivamente feito para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e não pode ser adquirido de maneira alguma por qualquer outro governo, mesmo que aliado. O B-2 nunca foi abatido nem detectado em espaço aéreo inimigo. O único registro de um B-2 perdido se deve a um acidente no qual os alierons responderam com eficiência excessiva na descolagem, danificando a sua fuselagem. Os dois pilotos se salvaram do acidente.
Bombardeiro Northrop-Grumman B-2 Spirit
Descrição
Fabricante - Northrop Grumman Corporation
Primeiro - vôo 17 de Julho de 1989
Entrada em serviço - Dezembro de 1993
Missão - bombardeiro estratégico stealth
Tripulação - 2
Dimensões
Comprimento - 20.9 m
Envergadura - 52.12 m
Altura - 5.20 m
Área (asas) - 464.5 m²
Peso
Tara - 71,668 kg
Peso total - 152,600 kg
Propulsão
Motores - General Eletric F-118-GE-110
Força (por motor) - 77 kN
Performance
Velocidade máxima - 764 km/h (Mach: 0.85)
Alcance bélico - 12,230 km
Armamento
Mísseis/ Bombas - 22.680 kg de bombas convencionais ou bombas termonucleares
In:Wikipédia

3 comentários:

  1. E o Brasil so desenvolve tucanos rararaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  2. Não dá para comparar, os EUA é dedicado ao desenvolvimento das armas, a guerra é o negócio US$ deles, e eles fazem e vivem de provocar guerra em todo lugar.
    Prefiro o Brasil, mas precisamos aperfeiçoar, claro, mas já exportamos muitos aviões regionais, caso você veja o tráfego aéreo nos EUA, vai ter uma razão de 1/3 até a metade são nossos ERJ170, 190, legalcy, etc., pena que aqui só na azul é patriota.

    ResponderEliminar
  3. Acho q a coreia do sul vai provar desse mimoso ai Kbum!!!

    ResponderEliminar