sexta-feira, 12 de março de 2010

TOR-M1 «SA-15 Gauntlet» - Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc. (Almaz)

O sistema TOR-M1, é o primeiro dos sistemas Tor a ter sido desenvolvido. Trata-se de um sistema autónomo de defesa aérea, montado numa plataforma que se desloca sobre esteiras (lagartas). Ele tem capacidade para atacar alvos aéreos, não se limitando a aeronaves e helicópteros, mas tendo igualmente capacidade para atacar mísseis guiados.
O veículo transporta oito mísseis prontos a disparar, em dois lançadores com quatro mísseis cada um.
Cada um dos mísseis tem um alcance entre 1.5 e 12km, estão selados e não necessitam qualquer intervenção ou manutenção por parte dos operadores.
O sistema de controlo de tiro do Tor-M1 permite-lhe atacar dois alvos simultaneamente, conseguindo operar independentemente das condições atmosféricas e na presença de ambientes altamente contaminados por meios electrónicos.
No entanto, essa capacidade é concedida pela facilidade de operar o sistema por meios ópticos, o que inevitavelmente reduz a sua eficácia.
O radar de pesquisa pode detectar os alvos a distâncias de máximas de 25km e atingi-los a distâncias de até 12km.
Quando comparado com os sistemas de curto alcance equivalentes do ocidente, ele é considerado mais eficaz que por exemplo o Crotale francês.
O Tor-M1 é um sistema autónomo, mas independentemente disso é possível efectuar a junção de vários sistemas lançadores, num sistema integrado de defesa aérea .
Nota: Os mísseis do sistema Tor-M1 também são utilizados em versão naval, como mísseis de defesa aérea, estando instalados em navios da marinha russa. A versão naval do sistema de defesa é conhecida como SS-N-9.
TOR-M1 «SA-15 Gauntlet»
Fabricante: Almaz - Russia
Tripulação: 3
Comprimento: 7.5 - Largura: 3.3M - Altura: 5.1M
Peso vazio: 31000Kg. - Peso preparado para combate: 34000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: V64-4 V-12 Diesel Potência: 740 cv
Velocidade máxima: : 65 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 30 Km/h
Autonomia máxima: 500Km
In:Áreamilitar

Sem comentários:

Enviar um comentário