quarta-feira, 17 de março de 2010

Helmet Mounted Display/Sight - HMD/S

Desde a instalação de metralhadoras nos caças na Primeira Guerra Mundial, os pilotos têm que apontar o nariz da aeronave em direcção ao alvo e evitar que o inimigo faça o mesmo. A dinâmica do combate aéreo requer que o piloto supere o inimigo com manobras. Aeronaves mais rápidas e ágeis são necessárias para fixar e vencer o inimigo. As armas mudaram das metralhadoras para os mísseis, mas os princípios do combate aéreo continuaram os mesmos.
Mas o que acontece se um piloto vê o inimigo do lado, acima ou abaixo? Os olhos podem varrer todo o céu, mas as armas só atiram para frente. Alinhar um disparo significa manobrar para colocar o inimigo na frente da aeronave.
Agora este cenário está mudando. Está ocorrendo uma mudança de paradigma no combate aéreo. O ponto de referência para apontar armas não é mais o nariz da aeronave e sim o capacete do piloto.
Esta mudança se deve a dois equipamentos. O primeiro é o mostrador e/ou mira montada no capacete (Helmet Mounted Display - HMD/ Helmet Mounted Sight - HMS) que coloca uma mira no capacete, permitindo que o piloto aponte armas para onde estiver a olhar.
Outra mudança são os novos mísseis "off-boresight" que respondem a esta capacidade como o R-73, Python 4, MICA, AIM-9X, ASRAAM, A-Darter e IRIS-T. Estes mísseis podem fixar alvos bem fora da direcção da aeronave que não precisa mais manobrar violentamente para fixar o inimigo.
Durante um combate aproximado o primeiro caça que tenta escapar daria chance de disparo por trás. Com um míssil de quarta geração apontado por um HMD/HMS as oportunidades de disparo são multiplicadas. Com a tecnologia actual não é mais necessário apontar o nariz da aeronave para o adversário e qualquer caça no campo de visão do piloto pode ser fixado.
in:SISTEMAS DE ARMAS

Sem comentários:

Enviar um comentário