segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sistema de mísseis tácticos (MZKT) SS-26 «Stone»

O sistema SS-26 é o sistema que substituiu o famoso sistema de mísseis «Scud». Ele é conhecido como Iskander na Rússia e entrou oficialmente ao serviço no final em 2004 naquele país.
Embora esteja instalado num chassis MAZ, fabricado na Bielorússia, o sistema SS-26 é um sistema russo e de concepção russa. A participação bielorussa restringe-se ao sistema de transporte.
Sistema de defesa anti-míssil
Aparentemente o SS-26 está a ser promovido para exportação, como um sistema de ataque, pensado para destruir os alvos ultrapassando sistemas de defesa anti-míssil como o Patriot PAC-2. Esta capacidade resulta da possibilidade do SS-26 poder ser equipado com ogivas que podem ser dirigidas na fase final do voo.
Iskander-E
O Iskander-E é uma versão de exportação do sistema SS-26. Ele não tem a mesmas prestações da versão utilizada pela Rússia, e o alcance do míssil utilizado é limitado a 280km. A carga útil transportada é de apenas 480kg. O peso máximo desta versão é de 3800kg e naturalmente a versão de exportação não tem ogiva nuclear. De resto o sistema de transporte é o mesmo.
Nenhum país adquiriu até ao momento esta versão de exportação, pelo que a Rússia continua a ser o único operador do SS-26.
SS-26 «Stone»
Fabricante: MZKT - Bielorussia
Tripulação: 3
Comprimento: 12.7 - Largura: 3.07M - Altura: 3.3M
Peso vazio: 32000Kg. - Peso preparado para combate: 40000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Oito rodas motrizes
Motor: OM444 LA Potência: 680 cv
Velocidade máxima: : 60 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 25 Km/h
In:Áreamilitar

Sem comentários:

Enviar um comentário