O IAI Kfir (leãozinho em hebraico) é um caça israelita de ataque ao solo, usado pela Força Aérea Israelita nas décadas de 70 e 80.
Em 1967, logo após a guerra dos seis dias, Israel enfrentou um embargo de vendas de armas imposto pela França, sua tradicional fornecedora. Essa foi a origem de um programa para copiar e melhorar o Mirage.
O Kfir resultou da adaptação do motor J79 na célula do Mirage 5. Apesar de mais potente, a adaptação de uma turbina de peso e dimensões diferentes causaram a alteração do centro de gravidade da aeronave e das características de vôo.
O vôo inaugural ocorreu no dia 19 de Outubro de 1970 e, pouco depois, foi produzido o Kfir C1, dotado de pequenas aletas dianteiras. O C2 que se seguiu tinha aletas canards maiores e asas com dentes no bordo de ataque, para melhorar sua manobrabilidade. Versões biplaces foram produzidas com o nariz rebaixado, para melhorar a visibilidade. Os primeiros Kfir entraram em acção na guerra do Yom Kippur. A maioria dos C2 e TC2 israelenses foi adaptada para o padrão C7/TC7, com maior número de encaixes para armas e aviônicos mais modernos. Esses lutaram em 1982, sobre o vale de Bekaa.
Um grande número permanece em serviço, embora outros tenham sido relegados à reserva. Aviões Kfir foram vendidos à Colômbia, Equador, Sri Lanka, enquanto a US Navy e os fuzileiros americanos alugaram lotes de Kfir C1 (por eles rebaptizados como F-21A) para actuarem como aviões inimigos nos programas de treino dos seus pilotos.
Ficha Técnica
Dimensões
Comprimento: 15,65 m
Área alar: 34,8 m²
Altura: 4,55 m
Pesos
Vazio operacional: 7.285 kg
Máximo de Decolagem: 16.500 kg
Desempenho
Velocidade Máxima: 2.440 Km/h
Teto Operacional: 16.680 m
Raio de Ação: 3.232 km
Motores
Quantidade e Tipo: 1 turbina
Marca: General Eletric
Modelo: J79-J1E
In;Wikipédia
Em 1967, logo após a guerra dos seis dias, Israel enfrentou um embargo de vendas de armas imposto pela França, sua tradicional fornecedora. Essa foi a origem de um programa para copiar e melhorar o Mirage.
O Kfir resultou da adaptação do motor J79 na célula do Mirage 5. Apesar de mais potente, a adaptação de uma turbina de peso e dimensões diferentes causaram a alteração do centro de gravidade da aeronave e das características de vôo.
O vôo inaugural ocorreu no dia 19 de Outubro de 1970 e, pouco depois, foi produzido o Kfir C1, dotado de pequenas aletas dianteiras. O C2 que se seguiu tinha aletas canards maiores e asas com dentes no bordo de ataque, para melhorar sua manobrabilidade. Versões biplaces foram produzidas com o nariz rebaixado, para melhorar a visibilidade. Os primeiros Kfir entraram em acção na guerra do Yom Kippur. A maioria dos C2 e TC2 israelenses foi adaptada para o padrão C7/TC7, com maior número de encaixes para armas e aviônicos mais modernos. Esses lutaram em 1982, sobre o vale de Bekaa.
Um grande número permanece em serviço, embora outros tenham sido relegados à reserva. Aviões Kfir foram vendidos à Colômbia, Equador, Sri Lanka, enquanto a US Navy e os fuzileiros americanos alugaram lotes de Kfir C1 (por eles rebaptizados como F-21A) para actuarem como aviões inimigos nos programas de treino dos seus pilotos.
Ficha Técnica
Dimensões
Comprimento: 15,65 m
Área alar: 34,8 m²
Altura: 4,55 m
Pesos
Vazio operacional: 7.285 kg
Máximo de Decolagem: 16.500 kg
Desempenho
Velocidade Máxima: 2.440 Km/h
Teto Operacional: 16.680 m
Raio de Ação: 3.232 km
Motores
Quantidade e Tipo: 1 turbina
Marca: General Eletric
Modelo: J79-J1E
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