O AgustaWestland EH101 é um helicóptero originalmente desenvolvido num esforço conjunto entre a Westland Helicopters no Reino Unido e Agusta na Itália para aplicações militares, embora também possar ser utilizado no contexto civil.
Operadores
Reino Unido
Itália
Portugal
A Força Aérea Portuguesa utiliza, desde 24 de Fevereiro de 2005, helicópteros EH101 em missões de Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento. Estes aparelhos substituiram progressivamente os Aérospatiale Puma naquelas missões. Os EH101 aquiridos por Portugal vêm em três diferentes versões: SAR (busca e salvamento), CSAR (busca e salvamento em combate) e SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas). Os EH101 portugueses têm a características de serem as únicas aeronaves deste modelo pintadas com uma camuflagem táctica (verde e castanha).
São utilizados primariamente em missões de Busca e Salvamento, mantendo-se dois sempre em alerta de 30 minutos (a partir da Base Aérea do Montijo e da Base Aérea das Lajes) e um em alerta de 1 hora (a partir do Aeroporto de Porto Santo).
Estados Unidos da América
Canadá
Japão
Dinamarca
Descrição
Fabricante - Agusta-Westland
Primeiro vôo - 1987
Missão - Busca e Salvamento / Fiscalização
Tripulação - 4
Dimensões
Comprimento - 22.81 m
Envergadura - 18.59 m
Altura - 6.61 m
Área (asas) - 271 m²
Peso
Tara - 10.500 kg
Peso total - 5.100 kg
Peso bruto máximo - 15.600 kg
Propulsão
Motores - 3× Rolls-Royce/Turbomeca RTM322-01 turboshafts, 2.312 shp (1.725 quilowatts) cada
Performance
Velocidade máxima - 309 km/h (Mach: )
Alcance - 1.220 km
Tecto máximo - 4.572
Relação de subida - 216 m/min
Armamento
Metralhadoras - 2× 7,62 mm
Mísseis/ Bombas - 960 quilogramas (2.116 libras) de bombas e rockets
In:Wikipédia
Operadores
Reino Unido
Itália
Portugal
A Força Aérea Portuguesa utiliza, desde 24 de Fevereiro de 2005, helicópteros EH101 em missões de Transporte, Busca e Salvamento e Vigilância e Reconhecimento. Estes aparelhos substituiram progressivamente os Aérospatiale Puma naquelas missões. Os EH101 aquiridos por Portugal vêm em três diferentes versões: SAR (busca e salvamento), CSAR (busca e salvamento em combate) e SIFICAP (Sistema de Fiscalização das Pescas). Os EH101 portugueses têm a características de serem as únicas aeronaves deste modelo pintadas com uma camuflagem táctica (verde e castanha).
São utilizados primariamente em missões de Busca e Salvamento, mantendo-se dois sempre em alerta de 30 minutos (a partir da Base Aérea do Montijo e da Base Aérea das Lajes) e um em alerta de 1 hora (a partir do Aeroporto de Porto Santo).
Estados Unidos da América
Canadá
Japão
Dinamarca
Descrição
Fabricante - Agusta-Westland
Primeiro vôo - 1987
Missão - Busca e Salvamento / Fiscalização
Tripulação - 4
Dimensões
Comprimento - 22.81 m
Envergadura - 18.59 m
Altura - 6.61 m
Área (asas) - 271 m²
Peso
Tara - 10.500 kg
Peso total - 5.100 kg
Peso bruto máximo - 15.600 kg
Propulsão
Motores - 3× Rolls-Royce/Turbomeca RTM322-01 turboshafts, 2.312 shp (1.725 quilowatts) cada
Performance
Velocidade máxima - 309 km/h (Mach: )
Alcance - 1.220 km
Tecto máximo - 4.572
Relação de subida - 216 m/min
Armamento
Metralhadoras - 2× 7,62 mm
Mísseis/ Bombas - 960 quilogramas (2.116 libras) de bombas e rockets
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