O programa PAK-FA T-50, conhecido também como "Complexo Aéreo para as Forças Aéreas Tácticas" em russo, visa construir um caça de quinta geração, para equipar a força aérea russa, a indiana e talvez uma versão para exportação.
O projeto PAK-FA é a iniciativa russa de construir um caça de Quinta Geração que envolve as três maiores fabricantes russas: Mikoyan, Yakovlev e Sukhoi. "PAK" significa "Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsyi", ou seja "Futuro Complexo Aéreo para as Forças Aéreas Tácticas".
O PAK FA deverá substituir os aparelhos MiG-29 e Su-27 ainda em serviço em grandes números na Força Aérea Russa.
O projeto iniciou-se no final da década de 1980, ainda durante a existência da União Soviética e, ao desafio do Governo, responderam as fábricas Sukhoi com o Su-47 e a Mikoyan com o Project 1.44. Em 2002, o Governo Russo decidiu que a Sukhoi seria a empresa líder que conduziria o projeto e que definiria a concepção final do aparelho. Foi acertado também que a aeronave a ser desenvolvida deveria incluir tecnologia das duas propostas.
Pouco se sabe do projeto PAK-FA, mas é provável que deverá incluir tecnologia furtiva, ser muito rápido e com capacidade de voar em supercruzeiro (possibilidade de alcançar velocidades supersônicas sem precisar de pós-combustão). Além disso, deverá ser capaz de operar mísseis ar-ar, ar-terra e ar-mar mais sofisticados, assim como possuir um radar AESA. A propulsão estará a cargo de um motor AL-41F ou de sua variante mais avançada.
Em 17 de outubro de 2007, a Índia assinou um protocolo com a Rússia, tornando-se a primeira parceira internacional do programa, conforme anunciou o jornal russo.
Em 12 de dezembro de 2007, a revista Asas publicou uma matéria de que a Rússia teria oferecido ao Brasil a possibilidade de se tornar parceiro do Programa PAK-FA. No dia 15 de Abril de 2008, foi noticiado que o Brasil assinaria o acordo de cooperação mútua com a Rússia para o desenvolvimento em conjunto de um caça de 5ª geração. Esse caça possivelmente será o PAK-FA, ou uma versão avançada do SU-27 Flanker, com desenho de redução de RCS e maior envergadura, aumentando o número de cabides sob as asas, a fim de carregar mais mísseis de combates aéreos.
O projeto PAK-FA é a iniciativa russa de construir um caça de Quinta Geração que envolve as três maiores fabricantes russas: Mikoyan, Yakovlev e Sukhoi. "PAK" significa "Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsyi", ou seja "Futuro Complexo Aéreo para as Forças Aéreas Tácticas".
O PAK FA deverá substituir os aparelhos MiG-29 e Su-27 ainda em serviço em grandes números na Força Aérea Russa.
O projeto iniciou-se no final da década de 1980, ainda durante a existência da União Soviética e, ao desafio do Governo, responderam as fábricas Sukhoi com o Su-47 e a Mikoyan com o Project 1.44. Em 2002, o Governo Russo decidiu que a Sukhoi seria a empresa líder que conduziria o projeto e que definiria a concepção final do aparelho. Foi acertado também que a aeronave a ser desenvolvida deveria incluir tecnologia das duas propostas.
Pouco se sabe do projeto PAK-FA, mas é provável que deverá incluir tecnologia furtiva, ser muito rápido e com capacidade de voar em supercruzeiro (possibilidade de alcançar velocidades supersônicas sem precisar de pós-combustão). Além disso, deverá ser capaz de operar mísseis ar-ar, ar-terra e ar-mar mais sofisticados, assim como possuir um radar AESA. A propulsão estará a cargo de um motor AL-41F ou de sua variante mais avançada.
Em 17 de outubro de 2007, a Índia assinou um protocolo com a Rússia, tornando-se a primeira parceira internacional do programa, conforme anunciou o jornal russo.
Em 12 de dezembro de 2007, a revista Asas publicou uma matéria de que a Rússia teria oferecido ao Brasil a possibilidade de se tornar parceiro do Programa PAK-FA. No dia 15 de Abril de 2008, foi noticiado que o Brasil assinaria o acordo de cooperação mútua com a Rússia para o desenvolvimento em conjunto de um caça de 5ª geração. Esse caça possivelmente será o PAK-FA, ou uma versão avançada do SU-27 Flanker, com desenho de redução de RCS e maior envergadura, aumentando o número de cabides sob as asas, a fim de carregar mais mísseis de combates aéreos.
Sukhoi Pak FA
Descrição
Fabricante - Sukhoi/Rússia
Primeiro vôo - 29 de Janeiro, 2010[1][2][3]
Entrada em serviço - 2013(Estimado)[4]
Missão - Caça de 5ª geração multifuncional
Tripulação - 1 Piloto
Dimensões
Comprimento 22,0 m
Envergadura 14,2 m
Altura 6,05 m
Área (asas) m²
Peso
Peso total 26.000 kg
Peso bruto máximo 37.000 kg
Propulsão
Motores - 2 x Saturno-Lyulka AL-41F turbofan
Força (por motor) - 100 kN (com pós combustão: 160 kN) kN
Performance
Velocidade máxima - 2.527 km/h (Mach: 2,5)
Alcance - 4.000 a 5.500 km
Tecto máximo - 20.000 m
Relação de subida - 350 m/min
Armamento
Mísseis/ Bombas - R-77 Adder, FAB500
Concorrente Direto: F-22 Raptor
In:Wikipédia
Descrição
Fabricante - Sukhoi/Rússia
Primeiro vôo - 29 de Janeiro, 2010[1][2][3]
Entrada em serviço - 2013(Estimado)[4]
Missão - Caça de 5ª geração multifuncional
Tripulação - 1 Piloto
Dimensões
Comprimento 22,0 m
Envergadura 14,2 m
Altura 6,05 m
Área (asas) m²
Peso
Peso total 26.000 kg
Peso bruto máximo 37.000 kg
Propulsão
Motores - 2 x Saturno-Lyulka AL-41F turbofan
Força (por motor) - 100 kN (com pós combustão: 160 kN) kN
Performance
Velocidade máxima - 2.527 km/h (Mach: 2,5)
Alcance - 4.000 a 5.500 km
Tecto máximo - 20.000 m
Relação de subida - 350 m/min
Armamento
Mísseis/ Bombas - R-77 Adder, FAB500
Concorrente Direto: F-22 Raptor
In:Wikipédia
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