O super Étendard, foi desenvolvido pela Dassault como uma versão de baixo custo do caça naval Etendard-IVM.
Entre as modificações introduzidas esteve a troca de motor, pois o Super-Etendard passou a utilizar o motor Atar 8K50, o que só por si deu ao novo avião capacidades muito maiores.
Além do motor, o Super Etendard recebeu asas modificadas, com os bordos de ataque inclinados. Também passou a ser utilizado um novo radar, o Thomson-CSF «Agave», mais adequado para missões navais, juntamente com um novo sistema de navegação optimizado para missões de ataque.
Estas características levaram a que o Super Etendard fosse classificado como aeronave de protecção da frota contra ataques de navios inimigos, juntamente com a função de ataque ao solo. A aeronave teria portanto a função de atacar pontos em terra, utilizando como base os porta-aviões franceses Foch e Clemenceau.
No entanto, ele não tinha capacidade para competir com aeronaves supersónicas que na altura já estavam em operação. A função de protecção de esquadra, permitia ao Super Etendard atacar navios inimigos, mas a função de protecção e defesa contra aeronaves estava reservada aos caças F-8 Crusader.
Dimensões:
Comprimento: 14.31 M
Envergadura: 9.59 M
Altura: 3.86
Motores/ Potência
1 x motores Atar 8K50 turbojet
Potência total: 5000 Kgf
Peso / Cap. carga
Peso vazio: 6500 Kg
Peso máximo/descolagem: 12000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 5
Capacidade de carga/armamento: 2180 Kg
Tripulação / passageiros: 1
Velocidade / Autonomia
Velocidade Maxima: 1200 Km/h
Máxima(nível do mar): 1150 Km/h
De cruzeiro: 1100 Km/h
Autonomia standard /carregado : 850 Km
Autonomia máxima / leve 1900 Km.
Altitude máxima: 13700 Metros
Canhões / Metralhadoras
2 x 30mm DEFA-554 (Calibre: 30 )
In:Áreamilitar
Entre as modificações introduzidas esteve a troca de motor, pois o Super-Etendard passou a utilizar o motor Atar 8K50, o que só por si deu ao novo avião capacidades muito maiores.
Além do motor, o Super Etendard recebeu asas modificadas, com os bordos de ataque inclinados. Também passou a ser utilizado um novo radar, o Thomson-CSF «Agave», mais adequado para missões navais, juntamente com um novo sistema de navegação optimizado para missões de ataque.
Estas características levaram a que o Super Etendard fosse classificado como aeronave de protecção da frota contra ataques de navios inimigos, juntamente com a função de ataque ao solo. A aeronave teria portanto a função de atacar pontos em terra, utilizando como base os porta-aviões franceses Foch e Clemenceau.
No entanto, ele não tinha capacidade para competir com aeronaves supersónicas que na altura já estavam em operação. A função de protecção de esquadra, permitia ao Super Etendard atacar navios inimigos, mas a função de protecção e defesa contra aeronaves estava reservada aos caças F-8 Crusader.
Dimensões:
Comprimento: 14.31 M
Envergadura: 9.59 M
Altura: 3.86
Motores/ Potência
1 x motores Atar 8K50 turbojet
Potência total: 5000 Kgf
Peso / Cap. carga
Peso vazio: 6500 Kg
Peso máximo/descolagem: 12000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 5
Capacidade de carga/armamento: 2180 Kg
Tripulação / passageiros: 1
Velocidade / Autonomia
Velocidade Maxima: 1200 Km/h
Máxima(nível do mar): 1150 Km/h
De cruzeiro: 1100 Km/h
Autonomia standard /carregado : 850 Km
Autonomia máxima / leve 1900 Km.
Altitude máxima: 13700 Metros
Canhões / Metralhadoras
2 x 30mm DEFA-554 (Calibre: 30 )
In:Áreamilitar
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