quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tanque Challenger 2

FV4034 Challenger 2 é um tanque de guerra britânico (MBT), actualmente em serviço com os exércitos do Reino Unido e Omã. É construído pela empresa britânica Vickers Defence Systems. O fabricante anunciou o tanque como o mais confiável em todo o mundo. Superando segundo a empresa seus rivais continentais Leopard 2 versão A6, AMX-56 Leclerc, Ariete e até mesmo o M1A1 Abrams.
Descrição
Durante exercício de treino em Basra, no IraqueO Challenger-2 é o tanque britânico para o século XXI.
Ao contrário do que normalmente pode ser pensado, pela nomenclatura, embora ele seja exteriormente idêntico ao Challenger-1, as diferenças para modelo anterior são tantas que ele se pode considerar um novo tanque quase construído da raiz ao tronco.
Ele foi escolhido pelo exército britânico em 1991 e esteve em combate em 2003 na invasão do Iraque. O Challenger-2 está equipado com a mesma arma raiada de 120mm do Challenger-1, que pode disparar desde munição perfurante de energia cinética até munição do tipo HESH. O canhão é estabilizado.
A blindagem do Challenger-2 é também superior à do Challenger-1 e é uma blindagem composta do tipo Chobham de segunda geração. O veículo está ainda equipado com um computador digital de controle de tiro, telémetro a laser com alcance de 10Km, capacidade de visão nocturna e intensificador passivo de imagem para o condutor. Challenger-2E Foi entretanto desenhada uma versão de exportação do carro de combate, que foi proposta para venda a países como a Arábia Saudita a Grécia ou o Qatar, embora sem sucesso. A principal diferença, é que a versão 2E está equipada com um motor mais potente da MTU de (1500cv), alguns equipamentos ópticos de origem francesa. Com um motor mais compacto o 2E tem maior autonomia e maior velocidade máxima que a versão standard.
Challenger II
Tipo de armamento: Tanque Principal de Batalha
Construído por: Vickers Defence - Reino Unido
Tipo de motor: Motor: Perkins Condor 12V Potência: 1200 cv
Origem: Reino Unido
Utilizadores: Reino Unido Omã
Tempo de serviço: Em serviço desde 1991
Unidades Produzidas: 425
Conflitos de actuação: Guerra do Iraque 2003
Alcance: 450Km
Blindagem: Chobham de segunda geração.
Armas Principais: 1 x 120mm L-30 «Charm» (Calibre: 120mm - Alcance estimado de 0.3Km a 4.5Km)
Armas Secundárias: 1 x L-94A1 cal .7,62mm 1 x M-2 Browining 12,7mm
Velocidade: Velocidade máxima: : 54 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 35 Km/h
In:Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário